09:26
Artes Pláticas
Category:
O folclore tem a sua origem nos seres anônimos e esquecidos, e vai se transmitindo de geração em geração. As diversas tribos que povoavam o Chile possuíam cultura musical e variados instrumentos. Em geral, se caracterizavam pelo mesmo tom, mais triste do que alegre com uso de instrumentos bélicos, fúnebres e solenes.
Na época da conquista, com a chegada dos espanhóis, a vida se torna difícil, com guerras contínuas. As manifestações musicais da época limitam-se a toques bélicos e às canções tradicionais que cantam os espanhóis.
A revelação da influência cultural de Espanha, na época da Colônia, se evidencia nas práticas religiosas, uso de certos instrumentos e, especialmente, nas danças. Esta é a base da música folclórica chilena.
Instrumentos, danças e outras características da música folclórica
Devido à sua extensão há dificuldades de comunicação. O folclore das diferentes regiões do país possui suas próprias características. Assim sendo, musicalmente, as escalas e esquemas melódicos dos indígenas do sul do país não têm ponto de contato com a existente a música andina (dos Andes do Norte).
NORTE: Área Andina
Danças: Trote, Cachimbo, Cueca nortina
Instrumentos: Principalmente aerófonos-quena pifilka, trompeta, ocarinas; sinos de madera o metal, e tambores, charango (instrumento de corda).
CENTRO:
Danças: Resfalosa, Repicao, Pequén, Sajuriana, Mazamorra e Cueca.
Instrumentos: Da influência espanhola, violão, harpa, acordeão, piano.
ÁREA PASCUENSE: Danças e origem polinésica.
SUL: A de maior autonomia folclórica
Danças: Trastasera, Pericona, Cueca chilota, La nave, La cosecha e outras.
Comments (0)
Postar um comentário